domingo, 16 de setembro de 2012

Só para começar...

Como o objetivo principal desse blog é falar sobre  arte e literatura, nesse primeiro post  quero começar falando sobre duas questões: primeiramente o que é arte e literatura, e segundo, qual a importância da arte e da literatura.
A arte surgiu nos primórdios dos tempos como o instrumento da comunicação humana, na ausência da escrita, ou seja, quando ainda não existia a linguagem verbal. Mesmo após o surgimento da escrita a arte continua sendo instrumento de comunicação, entretanto, além de transmitir coisas  a  respeito do mundo concreto, como questões sociais, a arte também é uma forma de expressar o mundo a partir de uma realidade subjetiva, particularmente ligada à visão de mundo de quem a produz. De uma forma geral a arte é a expressão da nossa visão de mundo, não só do mundo tangível das coisas que nos cercam, mas também de ideias, sentimentos, sensações.
A literatura inclui-se nas artes e também tem o papel de comunicar e transmitir ideias e sentimentos. Literatura também relaciona-se com a criação de uma nova realidade, o escritor não prende-se apenas ao que é real e pode criar diversos mundos, diversas formas e situações. As obras literárias são registros concretos de uma época e da mentalidade do homem, deste fato derivam os diversos períodos literários, desde  o trovadorismo medieval até os revolucionários modernistas.
E qual a importância da literatura e da arte em nossas vidas?
Ambas linguagens nos apresentam as diversas maneiras que se pode enxergar o mundo, as diversas maneiras de como podemos nos expressar e consequentemente fazem com que se desenvolva em nós a capacidade de percepção do mundo e das pessoas com as quais nos relacionamos. Também é evidente que quando estamos em contato com as artes e com a literatura nosso pensamento se transforma e nossa capacidade de criação se desenvolve.
Espero que tenha sido interessante essa primeira conversa e que esse post seja o primeiro de muitos,que eu possa compartilhar o que sei e também aprender com as opiniões aqui deixadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário